O ensino é "básico"?
O Ademar, no seu excelente Abnóxio, lançou um apelo à blogosfera para que se reflectisse sobre o método de ensino durante o Básico.
Deixo um aperitivo:
O que importa é que, ao fim de nove anos, em todas as áreas curriculares, os alunos atinjam as competências previstas no currículo nacional para o ensino básico. Essa é (ou deveria ser) a única fronteira dos alunos (e elevando sempre os patamares de exigência e os desafios de aprendizagem para todos aqueles que, em determinadas áreas, chegam lá mais cedo).
Quanto a mim este é o cerne do problema do ensino. O Superior queixa-se da falta de qualidade dos novos alunos; o Secundário "idem, idem, aspas, aspas" até que o problema chega finalmente ao Básico.
Tal como outros sou fruto de uma geração que foi educada na monodocência. No que me diz respeito, tive sorte e uma professora primária que me deu, julgo, excelentes bases, embora sofresse ainda do estigma de uma disciplina mais rígida.
Porém se todos os sectores da sociedade se têm evoluído e modernizado, não estará na altura de acontecer o mesmo no ensino? É que já cansa só se alterarem os programas? Então e o método?
A acompanhar com muito interesse...
Deixo um aperitivo:
O que importa é que, ao fim de nove anos, em todas as áreas curriculares, os alunos atinjam as competências previstas no currículo nacional para o ensino básico. Essa é (ou deveria ser) a única fronteira dos alunos (e elevando sempre os patamares de exigência e os desafios de aprendizagem para todos aqueles que, em determinadas áreas, chegam lá mais cedo).
Quanto a mim este é o cerne do problema do ensino. O Superior queixa-se da falta de qualidade dos novos alunos; o Secundário "idem, idem, aspas, aspas" até que o problema chega finalmente ao Básico.
Tal como outros sou fruto de uma geração que foi educada na monodocência. No que me diz respeito, tive sorte e uma professora primária que me deu, julgo, excelentes bases, embora sofresse ainda do estigma de uma disciplina mais rígida.
Porém se todos os sectores da sociedade se têm evoluído e modernizado, não estará na altura de acontecer o mesmo no ensino? É que já cansa só se alterarem os programas? Então e o método?
A acompanhar com muito interesse...
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